Cigana Fatima Amaya

Bandeira Cigana

***Não sabemos explicar muitos de nossos comportamentos mais expontâneos, porque fazem parte da nossa herança ancestral. Até que alguém acenda uma luz e nos diga claramente o porquê de detalhes que antes nem sequer notávamos.O extraordinário trabalho de pesquisa de Sándor Avraham é esta espécie de espelho, que nos deixa perplexos».

João Romano Filho (Sinto Estraxhari do Brasil)


Seguidores

Cigana Fatima Amaya

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Livro Palavras Ciganas - Vocabulário e Gramática do Romani Sinte

Tratado Linguístico Antropológico sobre o Romani.
O Romani é a expressão mais evidente de nossa identidade cultural. E um fato histórico corrobora para esta afirmação:
"Em 1710 foi baixada uma lei, no Brasil, proibindo que nós ciganos ensinássemos o Romani aos nosso filhos". Isso decorria do fato de que a coroa portuguesa percebera que nós éramos um grupo unido com uma só lingua com usos e costumes próprios e por este motivo podíamos nos tornar uma força contra a Administração Colonial.
 
O Romani representa nossa verdadeira pátria ( ou melhor dizendo: mátria ), pois é em si um idioma não territorial.
 
O porquê do livro: Em 1978 ocorreu o segundo Congresso Internacional Romani, em Genebra, no qual discutiu-se a necessidade da normatização do Romani. Então, ficou acordado que todos os ciganos, de todos os clãs, em todo o mundo que tivessem capacidade para realizar uma proposta, deveriam fazê-lo em nome da Romanipen (nossa identidade). Desta feita fomos aqui no Brasil, os primeiros na América Latina, a realizar nossa proposta editano o presente trabalho.
" Um livro não muda o mundo, mas pode mudar as pessoas..." Espero que o Palavras Ciganas auxilie ciganos e não-ciganos na luta contra o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário